Skip links

Para edifícios mais inteligentes

GTC da OCRAM Solutions

Qualidade do Ar e Eficiência Premium
A eficiência é, mais do que nunca, uma palavra omnipresente para os profissionais que projetam, constroem ou gerem os edifícios. O seu objetivo diário é fazer mais com menos, gerir para garantir a viabilidade económica e reduzir a pegada ecológica de cada edifício.

Para ajudar os profissionais a atingir os seus objetivos foi criada a Ocram Solutions, um departamento da Ocram especializado em Soluções de Gestão Técnica Centralizada que desenha sistemas, do mais simples e específico ao mais complexo, com altos níveis de programação para automatizar a totalidade de um complexo ou campus.

Nos edifícios modernos, os sistemas de ventilação são responsáveis por quase um terço de toda a energia consumida. Reduzir essa fatura energética implica garantir uma operação coordenada de Unidades de Tratamento de Ar, Chillers, Ventiloconvectores, Unidades de Ar condicionado e subestações de aquecimento ou arrefecimento.  O sistema de Gestão Técnica Centralizada desenvolvido pela Solutions coloca os equipamentos AVAC a operar na sua máxima eficiência, enquanto debitam ar interior com a máxima qualidade ao mínimo custo. Opera em concordância com a legislação vigente, quer para a Eficiência Energética dos Edifícios, quer para a Qualidade do Ar Interior.

Qualquer que seja a estrutura do complexo ou a sua evolução no tempo, o GTC é uma solução funcional e extensível, que leva ao gestor de cada edifício ou complexo a informação de que necessita para uma gestão eficiente e a confiança para proporcionar as melhores condições de conforto, segurança e produtividade a cada ocupante.

O sistema é conectado em rede e coloca todos os espaços à distância de um clic tendo como base o conceito Internet das Coisas. Exibe uma interface flexível e modular com a qual é possível interagir de forma intuitiva. A sinalização em tempo real de erros em equipamentos e a deteção de necessidades de manutenção ou intervenções técnicas permite identificar falhas ou até prevenir problemas nos equipamentos. As recomendações concretas, orientadas por dados, ajudam a melhorar a performance de todo o sistema e levar a que cada equipamento funcione nas suas condições ideais.

 

A solução Inteligente e integral para Edifícios Inteligentes.

O GTC da OCRAM Solutions beneficia ainda de um conjunto de protocolos que permite integrar os restantes sistemas do edifício e gerir, além do sistema AVAC, os sistemas de segurança, iluminação, água quente, acessos ou outros a partir de uma plataforma única.

O método de controlos configuráveis viabiliza a coordenação perfeita com os sistemas inteligentes de cada grupo de equipamentos. O gestor pode agir como se estivesse ao mesmo tempo em todo o lado, porque visualiza integralmente o edifício e interage com cada espaço a partir do ecrã. Isto reduz o tempo e a distância percorrida para identificar problemas e necessidades.

Mediante a configuração da solução AVAC instalada, o sistema pode ainda fornecer dados sobre as medições de fluxos de ar, controlos de pressão ou sistema de eficiência integral. A solução é aberta e permite adições sucessivas. Graças à utilização dos melhores componentes é possível prolongar o tempo de vida útil dos sistemas já instalados, independente do protocolo usado pelo seu fabricante em aplicações empresariais com gestão energética, interfaces de monitorização para gastos individuais, contas de inquilinos ou outras.

A OCRAM Solutions concretizou a extensão do algoritmo do GTC para integrar equipamentos de purificação do ar Nano Purifying System®. Ao gestor é agora disponibilizada também a capacidade de analisar condições internas e externas do espaço e adaptar o sistema em função da ocupação ou outras variáveis. Coordenado com purificadores de ar NPS®, nas versões PLUS ou MASTER, o GTC ajuda a reduzir os custos de manutenção e a baixar a fatura energética até 15%.

Leave a comment

WordPress Cookie Notice by Real Cookie Banner