Em versão laranja ou cristal, as memórias de várias gerações dos últimos 70 anos foram escritas com uma BIC. Poucos são os pequenos objetos do nosso quotidiano que tenham atingido o estatuto de obra de arte, mas a famosa BIC Cristal está patente no Museu de Arte Moderna, o MoMa de Nova Iorque, ou no Georges Pompidou, em Paris.
A história da esferográfica BIC começa com a visão de criar um produto simples para responder a uma necessidade fundamental: escrever de forma fácil, rápida e suave, dando a cada pessoa a faculdade de se exprimir ao seu próprio ritmo. Em cristal transparente e tampa inconfundível de tom azul.
Mas o que tem a BIC a ver com a OCRAM? Ou, mais precisamente, com as Unidades de Tratamento de Ar da OCRAM?
Sendo as UTAs grandes objetos cheios de inovação e eficiência, também é certo que os nossos engenheiros não hesitariam em apelidar a máquina representada na foto como uma verdadeira obra da sua arte de dominar o ar.

As UTAs, porém, não são pensadas como objeto de exibição, mas para exercer o seu efeito e domínio sobre o ar que respiramos. E por isso tornam-se objetos essenciais ao bem-estar dos ocupantes e à saúde dos edifícios. Nestes estão incluidos os museus e também as instalações onde se fabrica, não só as BIC Cristal mas também toda a vasta coleção de objetos que a marca desenvolveu ao longo dos anos: os conhecidos isqueiros e as máquinas de barbear.
Há uma dessas instalações, situada em França, que receberá 3 Unidades de Tratamento de Ar com certificação Eurovent. Terão como função debitar 35 000m3 de ar por hora, integram caixas de mistura com nível de filtragem G4 e baterias de aquecimento a água. Cada unidade exibe um potente Motor Azul IE3 ZAbluefin da ZIEHL-ABEGG, com caraterísticas biónicas para uma acústica perfeita e um fluxo de ar contínuo e eficiente.
Esta ideia simples, prática e com alguns tons de azul, as Unidades de Tratamento de Ar, levam a cada pessoa o ar de qualidade para respirar ao seu ritmo e para viver, pensar ou produzir.

Motor Azul IE3 ZAbluefin da ZIEHL-ABEGG.