Skip links

A BIC pode ser Laranja ou Cristal, mas as UTAs são da OCRAM

Em versão laranja ou cristal, as memórias de várias gerações dos últimos 70 anos foram escritas com uma BIC. Poucos são os pequenos objetos do nosso quotidiano que tenham atingido o estatuto de obra de arte, mas a famosa BIC Cristal está patente no Museu de Arte Moderna, o MoMa de Nova Iorque, ou no Georges Pompidou, em Paris.

A história da esferográfica BIC começa com a visão de criar um produto simples para responder a uma necessidade fundamental: escrever de forma fácil, rápida e suave, dando a cada pessoa a faculdade de se exprimir ao seu próprio ritmo. Em cristal transparente e tampa inconfundível de tom azul.

Mas o que tem a BIC a ver com a OCRAM? Ou, mais precisamente, com as Unidades de Tratamento de Ar da OCRAM?

Sendo as UTAs grandes objetos cheios de inovação e eficiência, também é certo que os nossos engenheiros não hesitariam em apelidar a máquina representada na foto como uma verdadeira obra da sua arte de dominar o ar.

As UTAs, porém, não são pensadas como objeto de exibição, mas para exercer o seu efeito e domínio sobre o ar que respiramos. E por isso tornam-se objetos essenciais ao bem-estar dos ocupantes e à saúde dos edifícios. Nestes estão incluidos os museus e também as instalações onde se fabrica, não só as BIC Cristal mas também toda a vasta coleção de objetos que a marca desenvolveu ao longo dos anos: os conhecidos isqueiros e as máquinas de barbear.

Há uma dessas instalações, situada em França, que receberá 3 Unidades de Tratamento de Ar com certificação Eurovent. Terão como função debitar 35 000m3 de ar por hora, integram caixas de mistura com nível de filtragem G4 e baterias de aquecimento a água. Cada unidade exibe um potente Motor Azul IE3 ZAbluefin da ZIEHL-ABEGG, com caraterísticas biónicas para uma acústica perfeita e um fluxo de ar contínuo e eficiente.

Esta ideia simples, prática e com alguns tons de azul, as Unidades de Tratamento de Ar, levam a cada pessoa o ar de qualidade para respirar ao seu ritmo e para viver, pensar ou produzir.

Motor Azul IE3 ZAbluefin da ZIEHL-ABEGG.

Leave a comment

WordPress Cookie Notice by Real Cookie Banner